Boas notícias para o ramo da Educação, Ciência e Tecnologia em Paço do Lumiar. Pela primeira vez, uma escola do município participou de uma das maiores competições de inovação e tecnologia do País, o Torneio SESI de Robótica, que levou mais de 250 estudantes de diferentes escolas do norte e nordeste a apresentarem projetos que valorizassem a questão ambiental e a sustentabilidade.
O evento aconteceu nos dias 4 e 5 de fevereiro, na sede do SESI Araçagi em São Luís, onde a escola escolhida para representar Paço do Lumiar foi o Colégio Militar 2 de Julho, localizado no bairro Paranã, com a equipe batizada de “Shokitos”. Os alunos apresentaram um projeto inovador: um para-raios ecológico feito com materiais recicláveis, que chamou a atenção de todos os participantes.
O projeto, além de ser funcional, é uma importante contribuição para a preservação do meio ambiente, já que foi feito com materiais que seriam descartados, como latas de alumínio. A equipe de estudantes mostrou que é possível unir tecnologia e sustentabilidade de maneira eficaz, conquistando elogios de todos os participantes pela originalidade e impacto social de seu projeto. E, mesmo não sendo classificada para a etapa nacional, a equipe sai com a medalha de participação e desejo de estar numa próxima competição.
A Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Monique Carmona, destacou a importância do Torneio para os estudantes luminenses e toda a criatividade e dedicação das equipes. “Estamos muito orgulhosos de nossos alunos e de todo o trabalho realizado pelos professores. Foi uma excelente oportunidade para que eles pudessem desenvolver suas habilidades e aprender sobre tecnologia e robótica de maneira divertida”, afirmou a representante da pasta.
Além da apresentação do projeto inovador, outro ponto chave no Torneio foi a competição de robôs, onde a equipe luminense montou e programou um pequeno robô destinado a cumprir algumas tarefas em um determinado espaço de tempo. A aluna Giovanna Furtado, de 13 anos, foi a líder da equipe no Torneio. Ela cursa o oitavo ano do Ensino Fundamental e falou sobre a sua participação no evento: “No início, nem estava acreditando que ia participar de um torneio tão importante, e que pode ser, inclusive, uma profissão no futuro. Poder competir com alunos de outros estados é algo muito bom, principalmente em uma área que está em constante crescimento”.
O Colégio Militar 2 de Julho é conhecido por sua dedicação à Educação e ao desenvolvimento de projetos inovadores. A participação na competição de robótica é mais uma prova do compromisso do município de Paço do Lumiar com a formação de jovens capacitados e conscientes de sua responsabilidade social.
Your article gave me a lot of inspiration, I hope you can explain your point of view in more detail, because I have some doubts, thank you. 20bet