Início Sem categoria Em Brasília, Herlon Costa participa de evento municipalista e obtém novos recursos...

Em Brasília, Herlon Costa participa de evento municipalista e obtém novos recursos para Belágua

O prefeito Herlon Costa, da cidade de Belágua, participou esta semana, em Brasília, de uma extensa agenda de trabalho.

O gestor, acompanhado do filho, Vinicius Vale, pré-candidato a prefeito de Barreirinhas, e de outros aliados, reuniu-se, por exemplo, com o deputado federal Aluisio Mendes, oportunidade na qual o parlamentar assegurou novos recursos que serão investidos nos setores da saúde e infraestrutura do município.

Herlon também dialogou com outros agentes políticos, tendo visitado, ainda, órgãos governamentais.

O evento municipalista tratou-se de uma mobilização realizada pela Confederação Nacional dos Municípios e que contou com a participação da caravana organizada pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão.

Mais de três prefeitos de diversas regiões do país participaram da iniciativa que visou cobrar do governo federal o atendimento de pleitos da municipalidade.

Entre as principais conquistas da mobilização está a recomposição das perdas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) nos meses de julho, agosto e setembro, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A CCJ também aprovou um requerimento de urgência para que a matéria siga direto para apreciação no Plenário.

Além disso, o texto estabelece que, ao final de 2023, após verificar todo o exercício, se houver queda real em comparação a 2022, essa diferença também será compensada.

Entre as pautas que foram foco nos dois dias de evento estão à aprovação do repasse adicional de 1,5% do FPM para o mês de março, previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que aguarda análise na CCJC da Câmara dos Deputados.

Além desta proposta, outras demandas da Previdência, Saúde e Educação foram tratadas com deputados, senadores e com o governo federal, para sensibilizá-los sobre a urgência de avançar em questões prioritárias para amenizar o atual cenário, assim como debater a sobrecarga nos municípios, que já vivem uma precariedade orçamentária, na responsabilização em relação à implantação de políticas públicas.

Artigo anteriorRampa de acesso ao Palácio dos Leões é liberada
Próximo artigoCamarão afirma que ajuste é normal e garante manutenção de empregos e salários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui