Faltando menos de um ano para o pleito majoritário em São Luís, pré-candidatos à sucessão do prefeito Eduardo Braide (PSD) executam movimentos mais intensos objetivando fortalecer seus projetos políticos para 2024.
Nos últimos dias, chamou a atenção novos lances envolvendo o deputado federal Duarte Júnior (PSB); o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior; e o ex-vereador Fábio Câmara (PDT).
Com a saída da disputa do vereador e presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSDB), parlamentares que apoiavam sua pré-candidatura ficaram livres para dialogar com outros postulantes.
Duarte adiantou-se e posou para fotos com Beto Castro (Avante), Aldir Júnior (PL), Nato Júnior; e o suplente Marcelo Poeta.
Júnior e Poeta, inclusive, irão se filiar ao PSB do ex-presidente do Procon.
Duarte disputa a indicação socialista com o deputado estadual Carlos Lula, também pré-candidato a prefeito.
O deputado federal já ofereceu a vaga de vice ao PT em uma futura chapa encabeçada por ele.
Edivaldo Holanda Júnior, neste último fim de semana, reuniu-se com o deputado federal e presidente regional do PC do B, Márcio Jerry.
O ex-prefeito busca ter o apoio da federação PT/PC do B e PV através de sua filiação ao quadro dos verdes.
Edivaldo tem a simpatia de integrantes de alas do petismo; do comunismo – o próprio Jerry é seu entusiasta – e já recebeu aval para filiar-se ao partido do ex-deputado Adriano Sarney.
Fábio Câmara é a mais nova opção de pré-candidatura disponível no mercado.
Após reunir-se em Brasília com o senador Weverton Rocha, presidente estadual do PDT, ele decidiu tentar se viabilizar junto à base do partido de Brizola visando representa-lo na eleição para prefeito.
Já reuniu-se com representantes de algumas alas da legenda e membros chamados históricos.
O vereador e presidente do PDT em São Luís, Raimundo Penha, defendia apoio do partido a então pré-candidatura de Paulo Victor.
Com a saída de PV, o pedetismo abriu discussão sobre apenas dois cenários: lançar candidatura própria ou apoiar um outro projeto.
A reeleição de Eduardo Braide, vale destacar, é um deles.
Câmara concorreu a eleição para prefeito da capital em 2016, tendo obtido pouco mais de 19 mil votos.