Início Sem categoria Dino chama audiência pública para discutir transparência de emendas impositivas

Dino chama audiência pública para discutir transparência de emendas impositivas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para o dia 27 de junho uma audiência pública com o objetivo de discutir a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares impositivas.

De acordo com o ministro, a audiência busca reunir contribuições técnicas e especializadas que auxiliem o STF no julgamento de ações que questionam a constitucionalidade dessas emendas.

As ações, propostas pelo PSOL, pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), contestam dispositivos constitucionais que deram caráter impositivo às chamadas emendas Pix e de bancada.

Segundo os autores, esse tipo de emenda compromete a independência entre os poderes, ao transferir aos parlamentares o controle direto de parte do orçamento público, o que configuraria uma “captura do orçamento”.

“Considero oportuna e necessária a realização da audiência pública, para que sejam apresentados e debatidos argumentos tecnicamente qualificados, vindos de diversas áreas do conhecimento”, afirmou Dino em despacho publicado neste domingo (18/5).

Entidades e interessados em participar como expositores deverão solicitar inscrição até o dia 10 de junho, informando seus representantes e os temas que pretendem abordar durante o evento.

Artigo anteriorPrefeito Fred Campos inaugura nova UBS do Tambaú
Próximo artigoDesembargador torna sem efeito decisão que determinava retirada de bangalôs da faixa de areia do Champs Mall, em São Luís

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui