Início Sem categoria Desembargador denuncia irregularidade administrativa no TJMA envolvendo juízes

Desembargador denuncia irregularidade administrativa no TJMA envolvendo juízes

Durante uma reunião do Pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que ocorreu na última quarta-feira, dia 9, o desembargador Luiz de França Belchior Silva expôs uma séria irregularidade administrativa. Ele afirmou que dois juízes continuam a atuar como desembargadores mesmo após o término do período legal para a substituição.

Conforme Belchior, os juízes Edimar Fernando Mendonça de Sousa e Rosária de Fátima Almeida Duarte ainda ocupam as posições deixadas pelos desembargadores afastados Guerreiro Júnior e Nelma Sarney, respectivamente.

Essa situação, no entanto, vai contra as normas internas do TJMA, que determinam um arco temporal máximo e não prorrogável de um ano para a substituição temporária dos desembargadores.

As nomeações ocorreram no começo de 2024 pelo então presidente do tribunal, Paulo Velten. Desde então, esse período já expirou, e a atual administração não tomou medidas para substituir os juízes ou convocar novos candidatos por meio de edital.

Belchior ainda ressaltou que a permanência desses juízes é ilícita e compromete a legitimidade das decisões que eles tomaram desde o término do prazo, solicitando ações imediatas da Corte.

O desembargador Raimundo Bogéa endossou a denúncia e mencionou o artigo 86, §3º, do Regimento Interno, que proíbe a prorrogação das convocações.

 

Artigo anteriorMaranhão concentra três das Unidades de Conservação mais populosas do país, diz IBGE
Próximo artigoAssembleia Legislativa aprova LDO para o exercício financeiro de 2026

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui