Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Júlio Mendonça (PC do B) foi o entrevistado, na noite de ontem, do programa Ponto Continuando, da 92.3 FM, apresentado pelos jornalistas Clodoaldo Corrêa, Glaucio Ericeira e Rogério Silva.
Mendonça fez um balanço positivo do seu mandato; tratou sobre o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, que ele irá presidir; e expos avaliações acerca de temas políticos, como a reeleição da sua colega, Iracema Vale (PSB), para presidência da Assembleia Legislativa, biênio 2025/26.
O deputado confirmou que, de fato, há uma articulação que deverá antecipar para primeira quinzena de junho a eleição da Mesa Diretora da Alema para o referido biênio.
De acordo com ele, a presidente Iracema Vale caminha a passos largos para ser reeleita.
“A presidente Iracema transita muito bem entre todos os seus pares. Hoje, o ambiente na Assembleia é muito bom. A tendência, sim, é a recondução da presidente Iracema”, disse.
Sobre os demais cargos da Mesa Diretora para o próximo biênio, Júlio Mendonça afirmou que este é um debate que ainda não foi iniciado.
Porém, avaliou que a composição do colegiado terá que atender obrigatoriamente a proporcionalidade partidária na Casa.
Sobre o pleito de 2024, em São Luís, maior colégio eleitoral do Estado, informou que ainda é embrionária a discussão na federação PC do B/PT/PV sobre o assunto.
No entanto, avaliou que a referida poderá ter candidatura própria à sucessão do prefeito Eduardo Braide (PSD), pré-candidato a reeleição, ou apoiar outro projeto partidário.
Sobre o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Júlio Mendonça afirmou que o colegiado será lançado na próxima terça-feira, dia 30.
Ela será presidida por ele, tendo como vice-presidente e secretário-geral os deputados Rodrigo Lago (PC do B) e Zé Inácio (PT), respectivamente.
O colegiado terá como objetivo principal fomentar a discussão sobre temas diversos, como a produção de alimentos saudáveis; geração de emprego e renda; resgate de cadeias produtivas; e preservação do meio ambiente.
Clique Aqui e veja a entrevista na íntegra.