O coronel Wallace Amorim assume oficialmente nesta sexta-feira, 29, o comando-geral da Polícia Militar do Maranhão.
A cerimônia será realizada a partir das 17h, na sede da instituição, no retorno do Calhau, em São Luís.
Amorim ocupará a função no lugar do coronel Pitágoras Mendes Nunes, que havia sido nomeado pelo governador Carlos Brandão (PSB) em dezembro do ano passado.
A mudança já havia sido confirmada nos bastidores desde o início do mês, o que detona não ter relação com os recentes protestos de motourbers realizados esta semana.
À frente do Ciops, Wallace Amorim coordenou uma das principais estruturas de prevenção e combate ao crime do Sistema de Segurança Pública. O centro integra os serviços da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial, Instituto Médico Legal, Instituto de Criminalística, Serviço de Verificação de Óbitos e a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Somente em 2024, a Central do Ciops-MA recebeu mais de 950 mil ligações da região metropolitana de São Luís, registrando em média 239 mil ocorrências.
Com o apoio de tecnologia de videomonitoramento e identificação de placas de veículos, mais de 700 veículos roubados ou furtados foram recuperados.
O serviço também desempenhou papel fundamental no atendimento a mulheres vítimas de violência, com cerca de 8.900 ocorrências registradas, além de 184 registros pelo aplicativo Salve Maria Maranhão.