Presidente em exercício da Câmara Municipal de São Luís, a quarta mais antiga do Brasil, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), que está no seu quarto mandato consecutivo, foi o entrevistado, esta semana, do quadro Hora da Política, no programa Hora da Verdade, da TV Guará, canal 23.1, na TV Aberta; e nos canais Maxx 21; SKY HD 323; Claro 23; e Claro HD 523.
Ele tratou de diversos temas, dentre eles a sucessão do prefeito Eduardo Braide (PSD) ano que vem.
Chaguinhas confirmou que ele e vários outros vereadores apoiarão a candidatura do vereador licenciado e atual secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor (PC do B), caso este, de fato, esteja na disputa em 2024.
O presidente em exercício também tratou da relação entre Executivo e Legislativo.
De acordo com ele, este relacionamento não melhorou, uma vez que o Palácio de La Ravardière age com frieza sustentando uma compreensão de que é maior.
“Apenas institucional”, disse Chaguinhas.
Sobre derrubada recente de 18 vetos impostos pelo prefeito à Lei do novo Plano Diretor de São Luís, o presidente explicou que a Câmara usou da sua prerrogativa e os derrubou por entender que não há inconstitucionalidade em nenhum deles.
Chaguinhas fez um balanço positivo do trabalho realizado até o momento que, de acordo com ele, está seguindo um planejamento já deixado por Paulo Victor antes do mesmo ter se licenciado.
Destacou, por exemplo, o trabalho das Comissões Temáticas que, na sua avaliação, estão funcionamento muito bem e são a espinha dorsal do Parlamento.
Confirmou que o Estado cederá um terreno para construção da sede própria da CMSL.
O Hora da Política, conduzido pelo jornalista Glaucio Ericeira a partir da próxima semana, vai ao ar toda segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira sempre a partir das 13h30.
Abaixo, confira o bate-papo na íntegra: