Em entrevista ao programa Ponto Continuando, da Rádio 92.3 FM, na noite de ontem, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) confirmou que é pré-candidato a prefeito de São Luís pelo grupo do governador Carlos Brandão (PSB).
Segundo parlamentar mais bem votado na capital maranhense, ano passado, o socialista, que preside a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, avaliou que, neste momento, os pré-candidatos postos, inclusive do seu grupo, precisam discutir a cidade; apresentar propostas para resolver as problemáticas crônicas; e que este projeto, que gravita na órbita do Palácio dos Leões, deve primar pelo coletivo e não o individualismo.
A colocação de Lula foi feita após ele ser questionado sobre a possibilidade de haver uma união em torno de apenas um nome do campo brandonista.
Hoje, além do ex-secretário estadual de Saúde, são pré-candidatos o vereador Paulo Victor (PC do B), presidente da Câmara Municipal; os deputados federais Pedro Lucas Fernandes (União Brasil), Márcio Jerry (PC do B) e Duarte Júnior (PSB); além dos deputados estaduais Neto Evangelista (União Brasil) e Rodrigo Lago (PC do B).
Na avaliação do parlamentar, os governistas não podem cometer o mesmo erro de 2020, quando se digladiaram entre si, deixando o então candidato Eduardo Braide solto.
“Claro que todos os nomes do campo do governador irão discutir São Luís e irão tentar se viabilizar. No entanto, é necessário se entender que este é um projeto coletivo e não individual. Apoiaria, sem problema, o nome do nosso grupo que se apresentar melhor, inclusive na preferência do eleitorado. O que não podemos repetir é o erro de 2020, quando candidatos do mesmo campo brigaram entre si, o que favoreceu o prefeito que foi eleito”, afirmou.
Carlos Lula criticou fortemente o prefeito Eduardo Braide (PSD).
Na avaliação do parlamentar, o gestor governa apenas para a classe mais abastada economicamente, deixando de lado moradores da classe mais baixa que residem em bairros periféricos.
Ainda segundo Lula, o prefeito ainda não apresentou, sequer, uma grande obra para São Luís; sendo que suas ações são paliativas e não resolvem os problemas existentes na saúde, educação, mobilidade urbana e no sistema de transporte coletivo.
O deputado fez um balanço extremamente positivo do seu mandato, até o momento, e anunciou, por exemplo, o envio, por parte do Ministério da Educação, de recursos federais para que 59 Prefeituras maranhenses concluam obras de construção de 90 Creches Municipais.
Abaixo, assista a entrevista na íntegra.