O governador Carlos Brandão (PSB) reuniu aliados políticos, dentre eles presidentes de partidos da base de apoio do Palácio dos Leões, para avaliar cenários acerca da disputa pelo comando da Prefeitura de São Luís.
O deputado federal Duarte Júnior (PSB) foi o único pré-candidato da base governista a participar do encontro realizado na sede do Executivo Estadual na noite de ontem.
O editor do Blog conversou com alguns participantes da reunião e apurou:
Caso, de fato, o ex-presidente do Procon seja lançado como candidato único do campo governista, para contrapor o projeto de reeleição de Eduardo Braide (PSD), terá apoio massivo de partidos e políticos que gravitam na órbita de poder dos Leões.
Duarte e aliados mais próximos a ele, vale destacar, sempre defenderam a tese de candidatura única sendo encabeçada pelo deputado federal.
A estratégia governista – lançar candidatura única ou pulverizar com outros nomes – ainda será definida e a batida de martelo deve ocorrer nos próximos dias.
Resultados de pesquisa qualitativa e quantitativa foram apresentados durante o encontro.
Mostram, por exemplo, a aprovação maiúscula do governo do presidente Lula na capital maranhense, situação que fará com que Duarte tente colar, ao máximo, sua imagem na do petista como forma de alavancar seu projeto prefeiturável.
O lançamento, de forma escamoteada, de um nome do campo da direita pode, na avaliação de alguns participantes, beneficiar o deputado federal e prejudicar Eduardo Braide, lhe retirando votos de eleitores bolsonaristas ou do centro/direitista.
As pesquisas confirmaram favoritismo de Braide, que chega à casa dos 40% de intenção de voto, um limite máximo apontado nos levantamentos.
Duarte aparece flutuando nas casas dos 20% a 25%, mas com um cenário favorável para crescimento.
Um dado chamou a atenção de alguns participantes: a rejeição altíssima do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior.