O prefeito Eduardo Braide entregou, neste sábado (11), a biblioteca municipal José Sarney, no Bairro de Fátima, completamente reformada.
A obra realizada na unidade, que este ano completa 40 anos, salvou o acervo de mais de 18 mil livros que estavam em risco devido à infraestrutura comprometida há anos do local.
“É uma alegria entregar esta obra tão especial, no Dia da Mulher Maranhense e aniversário da Escritora Maranhense Maria Firmina, e que tem um valor que vai além do valor do espaço físico e do seu acervo, mas acima de tudo, o valor das pessoas que são a alma da biblioteca municipal e responsável pelo seu funcionamento. Destaco também que não tem forma melhor de conhecer a cidade de São Luís e sua história do que lendo um livro e aqui uma série de atividades com os alunos da rede municipal irão acontecer”, destacou o prefeito Eduardo Braide que leu, em seguida, a Poesia de Castro Alves – “Bendito o que semeia livros”.
Inaugurada em 1983, esta é a primeira biblioteca entregue, completamente requalificada, na gestão do prefeito Eduardo Braide. Até então, o equipamento só havia recebido serviços paliativos, como pintura da fachada, há 20 anos, o que potencializou os efeitos do tempo, fazendo com que a estrutura fosse se danificando, causando riscos para o grande acervo armazenado de 18.600 livros, entre obras bibliográficas, científicas, infantis, literatura, cordel e tantas outras.
A reforma realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) teve investimento de mais de R$ 200 mil e solucionou problemas de infiltração, telhado, esquadrias (portas e janelas), pintura interna e externa, substituição das calhas, reparo no piso, recuperação de paredes com rachadura, levantamento completo dos muros, instalação elétrica, hidráulica, paisagismo e, a implantação do sistema de climatização que deu fim ao ambiente abafado da antiga seção de leitura.
O espaço também recebeu novo mobiliário (estantes, mesas e cadeiras) para melhor funcionamento e atendimento dos usuários.