Há oito anos Roseana Aparecida Diniz Rodrigues e o marido, Dênis da Cruz Cantanhede, moram em um quarto de uma ocupação irregular em um casarão na Rua da Palma, Centro Histórico de São Luís. Há quatro meses a família cresceu com o nascimento de Ester Luísa e o espaço que já era pequeno ficou ainda menor. Mas a partir desta sexta-feira (8), a realidade dela e de outras sete famílias mudou para melhor.
O prefeito Eduardo Braide entregou oito habitações de interesse social, em solenidade nesta manhã, no casarão nº 445, na Rua do Giz. A ação integra o programa ‘Vem pro Centro’ e faz parte da política de combate ao déficit habitacional de São Luís.
“A casa própria é um sonho e hoje estamos ajudando mais oito famílias a terem essa felicidade. Com a entrega destes apartamentos estamos garantindo dignidade e segurança para quem vivia em moradias sem as condições necessárias. E, além disso, as novas moradias ficam em um casarão localizado em uma das seis ruas mais bonitas do Brasil, a Rua do Giz, aqui no nosso Centro Histórico. Em breve entregaremos outro conjunto de habitações de interesse social na Rua da Palma. Com isso, vamos ocupando cada vez mais o nosso Centro Histórico com moradias, com famílias, que vão nos ajudar a fazer dessa, que é uma das regiões mais lindas da nossa cidade, um lugar mais humano”, destacou o prefeito Eduardo Braide antes da entrega das chaves às famílias.
As intervenções são fruto de investimento de, aproximadamente, R$ 4 milhões da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Administração (Semad), e mais de R$ 2 milhões em parceria com o Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, falou da importância de mais este trabalho conjunto com a Prefeitura. “O Governo Federal, por meio do Iphan, e a Prefeitura de São Luís têm uma parceria consolidada em prol da conservação e preservação do nosso patrimônio histórico. E esta entrega de hoje tem uma importância imensa, pois representa a retomada da vocação habitacional do Centro Histórico, que nos últimos anos ficou meio esquecida, pois a população é um alicerce muito importante na preservação de todo este patrimônio”, disse.
Além dos oitos apartamentos, o imóvel abriga ainda a sede da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes). Todos os espaços habitacionais e institucionais foram vistoriados pelo prefeito Eduardo Braide acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda; dos titulares da Semurh, Bruno Costa; da Semad, Diego Rodrigues; a presidente da Fumph, Kátia Bogéa; do superintendente do Iphan, no Maranhão, Maurício Itaparay; do Defensor Público Titular do Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, Erick Railson Azevedo Reis e dos novos moradores do imóvel.