Início Sem categoria Braide entrega apartamentos de interesse social na Rua do Giz, Centro Histórico

Braide entrega apartamentos de interesse social na Rua do Giz, Centro Histórico

Há oito anos Roseana Aparecida Diniz Rodrigues e o marido, Dênis da Cruz Cantanhede, moram em um quarto de uma ocupação irregular em um casarão na Rua da Palma, Centro Histórico de São Luís. Há quatro meses a família cresceu com o nascimento de Ester Luísa e o espaço que já era pequeno ficou ainda menor. Mas a partir desta sexta-feira (8), a realidade dela e de outras sete famílias mudou para melhor.

O prefeito Eduardo Braide entregou oito habitações de interesse social, em solenidade nesta manhã, no casarão nº 445, na Rua do Giz. A ação integra o programa ‘Vem pro Centro’ e faz parte da política de combate ao déficit habitacional de São Luís.

“A casa própria é um sonho e hoje estamos ajudando mais oito famílias a terem essa felicidade. Com a entrega destes apartamentos estamos garantindo dignidade e segurança para quem vivia em moradias sem as condições necessárias. E, além disso, as novas moradias ficam em um casarão localizado em uma das seis ruas mais bonitas do Brasil, a Rua do Giz, aqui no nosso Centro Histórico. Em breve entregaremos outro conjunto de habitações de interesse social na Rua da Palma. Com isso, vamos ocupando cada vez mais o nosso Centro Histórico com moradias, com famílias, que vão nos ajudar a fazer dessa, que é uma das regiões mais lindas da nossa cidade, um lugar mais humano”, destacou o prefeito Eduardo Braide antes da entrega das chaves às famílias.

As intervenções são fruto de investimento de, aproximadamente, R$ 4 milhões da Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), das secretarias municipais de Urbanismo e Habitação (Semurh), Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Administração (Semad), e mais de R$ 2 milhões em parceria com o Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, falou da importância de mais este trabalho conjunto com a Prefeitura. “O Governo Federal, por meio do Iphan, e a Prefeitura de São Luís têm uma parceria consolidada em prol da conservação e preservação do nosso patrimônio histórico. E esta entrega de hoje tem uma importância imensa, pois representa a retomada da vocação habitacional do Centro Histórico, que nos últimos anos ficou meio esquecida, pois a população é um alicerce muito importante na preservação de todo este patrimônio”, disse.

Além dos oitos apartamentos, o imóvel abriga ainda a sede da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes). Todos os espaços habitacionais e institucionais foram vistoriados pelo prefeito Eduardo Braide acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda; dos titulares da Semurh, Bruno Costa; da Semad, Diego Rodrigues; a presidente da Fumph, Kátia Bogéa; do superintendente do Iphan, no Maranhão, Maurício Itaparay; do Defensor Público Titular do Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, Erick Railson Azevedo Reis e dos novos moradores do imóvel.

Artigo anteriorFamem convoca prefeitos para a XXIII Marcha em Defesa dos Municípios
Próximo artigoOsmar Filho recebe apoio em Bom Jesus das Selvas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui