Em entrevista ao programa Ponto Continuando, na última sexta-feira, quando participou da posse do prefeito Ivo Rezende, de São Mateus, como presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o vice-governador Felipe Camarão (PT) tratou de novas metas para o setor educacional do Estado, que ele geriu muito bem ao longo de sete anos.
O nome do petista é dado como certo para retornar para Secretaria de Estado da Educação no mês de fevereiro, quando o governador Carlos Brandão (PSB) promoverá uma reforma administrativa na sua gestão.
De acordo com Camarão, que é um dos principais conselheiros de Brandão, tornar o Maranhão território livre do analfabetismo é prioridade.
“Claro que continuaremos com as Escolas Dignas, investindo na melhoria da infraestrutura dos prédios e construindo novos. Mas é necessário acabarmos com o analfabetismo. Segundo dados do IBGE, nosso Estado possui cerca de 850 mil pessoas, entre jovens e adultos, analfabetas. Iremos mudar esta realidade por que dá para fazer”, comentou.
Promover a alfabetização de crianças na idade certa – com idade variando entre 06 a 08 anos – também foi outra meta destacada pelo vice-governador.
Outro desafio que será buscado será implantar em todos os municípios pelo menos uma escola em tempo integral que ofereça ensino profissionalizante.
“Também temos que preparar, capacitar nossos jovens para o mercado de trabalho”, completou.