O prefeito Herlon Costa, de Belágua, distante 283 km da capital São Luís, concedeu entrevista ao programa Ponto Continuando, da 92.3 FM, oportunidade na qual fez um balanço do trabalho realizado ao longo destes quase oito anos, que retirou o município da lista dos mais pobres do Brasil; tratou sobre a unificação dos grupos políticos, que resultará no lançamento de uma candidatura majoritária única este ano; além de apontar o seu futuro político a partir do dia 31 de dezembro, quando irá findar o seu segundo mandato.
Herlon explicou que recebeu a cidade em estado de caos administrativo e financeiro, com 19 Escolas Municipais localizadas na zona rural fechadas, por exemplo.
Além de reforma-las e construir novas unidades de ensino, ampliando o número de vagas na rede municipal, o prefeito citou outros investimentos, como merenda de qualidade; fornecimento de fardamento escolar; valorização dos profissionais do magistério; climatização das salas de aula.
“Recebemos Belágua com Ideb de 2.7 nos anos iniciais. Hoje, o município apresenta índice de 4.8, um dos melhores da região. Além disso, conquistamos, por exemplo, o Selo Unicef”, disse.
“Retiramos a cidade da posição de pior IDB do país. E isto foi possível porque avançamos em todos os indicadores sociais e também no que se refere a infraestrutura e saúde”, completou.
Ele lembrou que quando assumiu a Prefeitura, em 2017, o município possuía apenas duas ruas asfaltadas.
“Já pavimentamos mais de 8 km de vias urbanas, além de estarmos finalizando o projeto de bloquetagem de 6,5 km de novas ruas e avenidas. Até o fim do nosso mandato, deixaremos Belágua com mais de 80% das vias da sede, por exemplo, asfaltadas”.
“Investimos muito também no setor da saúde. Hoje, o belaguense dispõe de profissionais em várias especialidades. Uma meta minha, posso citar, é até o fim do ano deixar a cidade com um novo Centro de Saúde”.
Herlon Costa agradeceu a parceria política e institucional do governador Carlos Brandão e da deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale.
Condenou a campanha difamatória na cidade de Barreirinhas que têm como alvos a parlamentar e o seu filho, Vinicius Vale, pré-candidato a prefeito que lidera todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento.
Sobre a unificação dos grupos políticos da situação e oposição, fruto do seu trabalho, confirmou que Elizete da Colônia será candidata a vice-prefeita em uma chapa que terá como candidato (a) um nome indicado por ele.
Este nome, segundo Herlon, será anunciado até o fim de maio.
Sobre seu futuro político, a partir de 2025, disse que continuará trabalhando na região e ajudando o Governo e a presidente da Alema.
Abaixo, confira a entrevista: