Aliados do senador licenciado e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), estão disputando vagas que serão abertas no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Tratam-se dos advogados Antonio de Jesus Leitão Nunes e Mário Macieira – este último presidente da OAB do Maranhão.
Ambos, além de aliados, são amigos pessoais do auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nunes, que dirigiu o Detran e a Secretaria de Estado do Governo na gestão de Dino como governador, integra uma lista formada por outros 27 causídicos (as) interessados na vaga do ministro Emmanoel Pereira, do TST, que se aposentará compulsoriamente.
Atualmente ele ocupa o cargo de assessor de Projetos e Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos (Sedepe).
O Conselho Federal da OAB vai se reunir no dia 21 de agosto para formar a lista sêxtupla e enviará, em seguida, para o TST os nomes que seguirão na disputa. Depois, cabe ao tribunal elaborar a lista tríplice e enviar para escolha do presidente da República.
Já Macieira disputa vagas no Cade com outros seis candidatos.
As vagas em disputa decorrem do fim dos mandatos dos conselheiros Luis Henrique Braido, Lenisa Prado, Luiz Hoffmann e Sérgio Ravagnani.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, responsável pela defesa da livre concorrência em todo o território nacional. Suas atividades compreendem desde o fomento da livre concorrência até a investigação e decisão, em última instância, de matéria concorrencial, como condutas anticompetitivas e fusões ou aquisições empresariais que possam criar monopólios.