Em uma eleição direta que aconteceu nesta segunda-feira, advogados e advogadas maranhenses escolheram os 12 nomes da categoria que continuarão na disputa por uma vaga de desembargador do Tribunal de Justiça pelo dispositivo do Quinto Constitucional destinado a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão.
Entre as mulheres, as seis mais votadas foram: Ana Cristina Brandão Feitosa (3.099 votos); Lorena Saboya Vieira Soares (2.721); Alessandra Belfort e Silva (2.602); Valeria Launde Carvalho Costa (2.163); Josineile de Sousa Pedroza (2.076); e Ana Letícia Silva Freitas Figueiredo (2.065).
Entre os homens, os mais votados foram: Gustavo Sauaia de Oliveira (2.791); Gabriel Ahid Costa (2.521); Diego Meneses Soares (2.271); Hugo Assis Passos (2.048); Gilson Ramalho de Lima (1.820); e Italo Gustavo (1.609).
Sabatina e eleição – Na quinta-feira, dia 27, a partir das 9h, será realizado o processo de eleição no Conselho da seccional maranhense.
Os doze candidatos serão sabatinados por um período que durará entre 10 a 15 minutos.
Em seguida, haverá a eleição entre os conselheiros – titulares e suplentes.
Cada conselheiro poderá votar em até seis nomes.
Os seis mais votados, dos doze, formarão a lista sêxtupla que será encaminhada para o Tribunal de Justiça.
Caberá aos desembargadores e desembargadoras elegerem a lista tríplice, que será formada pelos três nomes mais votados.
Esta lista será encaminhada ao governador Carlos Brandão (PSB), que definirá o nome do próximo desembargador ou desembargadora.