Os movimentos políticos registrados nos últimos dias clareou, ainda mais, a radiografia da Assembleia Legislativa em relação a disputa pelo comando do Estado ano que vem.
A maioria da base governista na Casa, formada por mais de 30 parlamentares e capitaneada pela presidente Iracema Vale, reuniu-se em um almoço com o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, para declarar apoio a sua pré-candidatura ao Palácio dos Leões.
Participaram do encontro 26 deputados e deputadas e pelo menos outros seis já aderiram ao projeto “Orleans governador”.
O secretário não trata publicamente do assunto. Nunca cravou que concorrerá, ou não, deixando que a classe política mande os recados com declarações públicas de apoio.
Ele deixa o anúncio para o governador, líder do seu grupo e que deverá permanecer no cargo até o fim do mandato para conduzir a sua própria sucessão.
Em outro flanco, no Palácio Manuel Beckman, estão os chamados deputados “dinistas”, de oposição, que representam minoria.
São parlamentares que apoiam a pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão.
Neste grupo, pode-se destacar uma dúvida: Othelino Neto, que perdeu recentemente o controle do seu partido, o Solidariedade.
O ex-presidente da Alema pode caminhar com Camarão, caso este consiga viabilizar, de fato, seu projeto de concorrer ao Governo.
No entanto, são reais as chances do mesmo apoiar uma possível candidatura do prefeito de São Luís, Eduardo Braide.
Este também pode ser o caminho de outros dinistas, caso o vice-governador seja inviabilizado por algum motivo partidário ou político.
Sem fazer oposição ferrenha ao Governo, Wellington do Curso apoia a pré-candidatura de Lahesio Bonfim.
Aluisio Santos e Fabiana Villar, ambos do Bloco do PL, só irão se posicionar após decisão do deputado federal Josimar de Maranhãozinho.
O fato é que a pré-candidatura de Orleans, além de prefeitos e prefeitas de várias regiões, já é questão fechada para a maioria absoluta do Parlamento.
Apoiadores de Orleans:
1. Arnaldo Melo
2. Enos Costa Ferreira
3. Adelmo Soares
4. Cláudio Cunha
5. Catulé Júnior
6. Osmar Filho
7. Júnior Cascaria
8. Neto Evangelista
9. Davi Brandão
10. Antônio Pereira
11. João Batista Segundo
12. Jota Pinto (suplente)
13. Florêncio Neto
14. Glalbert Cutrim
15. Guilherme Paz
16. Júnior França
17. Pará Figueiredo
18. Ariston
19. Cláudia Coutinho
20. Helena Duailibe
21. Janaina
22. Iracema Vale
23. Andréia Rezende
24. Daniella
25. Edna Silva
26. Mical Damasceno
27. Yglésio Moyses
28. Solange Almeida
29. Ana do Gás
30. Drª Vivianne
31. Eric Costa
32. Ricardo Arruda
33. Kekê Teixeira
Apoiadores de Camarão: Carlos Lula, Rodrigo Lago, Ricardo Rios, Leando Bello, Francisco Nagib, Júlio Mendonça e Othelino Neto.
Apoiadores de Lahesio: Wellington do Curso.