O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), Washington Oliveira, encaminhou, esta semana, ao setor competente da Corte pedido de antecipação da sua aposentadoria.
Ex vice-governador do Estado, na gestão Roseana Sarney (MDB), Oliveira só entraria na aposentadoria compulsória em dezembro deste ano, quando completará 75 anos.
No entanto, seu pedido é referente ao dia 1º de março.
Recentemente, o ainda conselheiro emplacou na Secretaria de Estado de Representação Institucional no Distrito Federal (Rebras), no cargo de adjunto, um aliado seu, qual seja o advogado José Evaldo Ribeiro Filho.
Ao deixar o Tribunal, o que irá acontecer no começo do próximo mês, Oliveira pretende assumir a titularidade da pasta em Brasília.
Um acordo com o governador Carlos Brandão (PSB) já foi fechado neste sentido.
A vaga que será aberta com a aposentadoria antecipada do petista é de indicação da Assembleia Legislativa.
Nos bastidores, ganhou força nos últimos dias, como principal agente para assumi-la, o advogado Flávio Costa.
Costa integra uma lista sêxtupla elaborada pela OAB do Maranhão para disputar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça pelo dispositivo do Quinto Constitucional.
Ocorre que o ainda presidente do TJ, desembargador Paulo Velten, conseguiu maioria no Pleno, em novembro do ano passado, para rejeita-la atendendo pedido de impugnação alegando que Costa ainda não detinha dez anos de exercício da profissão.