Início Sem categoria Dra. Marynéa Vale, conselheira e diretora do CRM/MA, participou de treinamento em...

Dra. Marynéa Vale, conselheira e diretora do CRM/MA, participou de treinamento em Moçambique

Equipe de pediatras brasileiros, instrutores do Programa de Reanimação Neonatal (PRN) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estivera em Moçambique, sob a coordenação da Dra. Marcela Damásio, coordenadora do GT Pediatria internacional dos países de língua de portuguesa da SBP, para realizar treinamentos em Reanimação e Transporte Neonatal em 3 cidades.

A cooperação técnica é organizada e financiada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações exteriores (ABC/MRE) com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) em parceria com o Ministério da Saúde de Moçambique (MISAU) e a Associação Moçambicana de Pediatria (AMOPE).

A equipe de pediatras do PRN-SBP é composta em sua maioria, por instrutores da Sociedade Mineira de Pediatria, além da participação da Dra. Marynéa Vale, vice-presidente da Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão, Dr José Henrique Moura, da Sociedade Pernambucana de Pediatria e Dr Jamil Caldas, da UNICAMP.

O PRN SBP tem como missão: “disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal”
Inicialmente foram realizados treinamentos para 29 médicos e enfermeiros na cidade de Nampula, em Moçambique, na África.

A capacitação permitirá aos profissionais colocarem em efetivo funcionamento equipamentos que o Hospital já tem, adquirido ou doado por alguma instituição internacional, mas que demandam capacitação do pessoal local para serem usados corretamente.
De acordo com a coordenadora da ação do PRN-SBP em Moçambique, “profissionais que vieram das províncias para o treinamento estavam entusiasmados com a possibilidade de começar a introduzir algumas das técnicas ensinadas nos transportes dos bebês que nascem nessas localidades e têm de ser encaminhados à Nampula, onde fica o único hospital na região norte de Moçambique com uma unidade neonatal capaz de atender casos com alguma gravidade”.

Dando continuidade ao projeto, no dia 9, a equipe do PRN-SBP realizou o treinamento em reanimação neonatal para 31 médicos e 27 profissionais da enfermagem na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Católica de Beira, em Moçambique, na África.

A maioria dos profissionais que participam desse treinamento atuam no Hospital Central da Beira, referência para a região, e também em centros de saúde onde são atendidas urgências, inclusive partos.

Ao final dos treinamentos em Beira, a equipe deverá seguir para Maputo, onde além dos treinamentos, será realizado um Seminário que deverá abordar cuidados com o recém-nascido pré-termo, incluindo assistência ventilatória e alimentação, com foco no fortalecimento do aleitamento materno e utilização de Banco de Leite.

A capacitação técnica foi totalmente financiada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MMR), e está alinhada com a filosofia de investir nos recursos humanos para produzir resultados sustentáveis e promover autonomia. “Assim, aqui também serão formados instrutores que darão continuidade à implementação do Programa Moçambicano de Reanimação Neonatal”.

Artigo anteriorCamarão defende candidatura única do campo governista em São Luís
Próximo artigoPP fecha apoio à Julinho e partido será comandado em Ribamar por esposa do prefeito

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui