No dia 01 de outubro de 2023 aconteceu a processo de escolha unificado em todo o país para escolha dos membros do Conselho Tutelar para o mandato 2024/2028.
Em Tuntum a eleição transcorreu de forma tranquila e já é um marco na história da cidade pela nível de organização e pelas inovações trazidas.
– Pela primeira vez a eleição foi feita com o uso de urnas eletrônicas, garantindo a segurança da votação.
– Foram instaladas urnas eletrônicas na zona rural, de forma atenteder todos os eleitores do município,garantindo a ampla participação da população.
– Foi oferecido transporte gratuito para os eleitores dos locais distantes dos locais de votação, como forma de fortalecer a democracia e igualdade de direitos.
– Foi realizada ampla divulgação da eleição, com a utilização dos principais veículos de comunicação: outdoor, participação dos candidatos nos programas da rádio, apresentação dos candidatos em Sessão Públcia da Câmara Municipal dos Vereadores com transmissão simultâmea para todo o município e ampla divulgação nas redes sociais oficiais do Município.
Com isso, tivemosum comparecimento recorde no município, de 15,64% dos eleitores aptos a votar, totalizando 4.219 votos válidos na eleição.
Por força do artigo 139 do Estatuto da Criança e do Adolescente, todo o processo foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob o presidência da Dra. Giselle de Castro Lima Pessoa, com o apoio da Prefeitura Municipal de Tuntum, e sob a fiscalização do Ministério Público Estadual.
Foram eleitos cinco Conselheiros Titulares e oito Conselheiros Suplentes, cuja posse ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2024.
Fonte: Blog do Pedro Jorge