O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (PT), gravou um vídeo (veja no fim do texto), divulgado nas redes sociais, no qual fez um apelo para que a categoria dos professores da rede estadual de ensino aprove nova proposta de reajuste salarial e, desta forma, encerre movimento grevista que já dura quase um mês e que está prejudicando mais de 300 mil alunos.
Nesta terça-feira, uma nova reunião, mediada pelo Ministério Público, ocorreu entre representantes do Governo e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipal do Estado do Maranhão (Sinproesemma).
Na ocasião, foi apresentada uma quarta proposta de reajuste, desta vez de 11%, que será pago em duas parcelas, sendo a primeira retroativa a janeiro e a segunda a partir de julho.
O Sindicato se comprometeu em levar a proposta para avaliação dos docentes e dar um posicionamento até o fim da semana.
“Essa foi a 10ª reunião de negociação com a categoria, a 4ª proposta apresentada para o Sindicato dos Professores, que agora levará para os professores em assembleia. Temos muita confiança de que essa proposta será aceita e que daremos fim a essa greve. Faço um apelo aos meus colegas professores para que possamos chegar a um entendimento e não mais prejudicar os estudantes”, afirmou o secretário.
Na mesa de negociação, que nunca foi desfeita pelo Governo, foram apresentadas anteriormente propostas de 8,67%, 10% e 11% – para ser paga em três parcelas.
Vale destacar que a greve já foi declarada ilegal pela Justiça três vezes.
Além disso, foi determinado o bloqueio de R$ 1,8 milhão das contas do Sinproesemma.