A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo – SEMIU, iniciou estudos para implantação de um novo sistema de escoamento de águas pluviais na avenida 1, principal via de acesso ao Loteamento La Belle. De acordo com o levantamento, a rede de drenagem profunda construída quando da aprovação do Loteamento, no final de 2010, não consegue escoar com eficiência o grande volume de águas das chuvas, provocando alagamentos rotineiros em vários trechos da avenida.
“Com a construção dos imóveis no loteamento La Belle, todo o sistema de drenagem projetado e executado se mostrou inadequado e insuficiente para o escoamento efetivo das águas das chuvas”, explica o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Paço do Lumiar, Walburg Neto. “Ao longo do tempo, os problemas foram se agravando. A gestão Paula Azevedo recebeu essa herança complicada de gestões anteriores, e agora tem buscado uma solução definitiva para sanar o problema”, reforça Walburg.
Por determinação da prefeita Paula Azevedo, a SEMIU elaborou um anteprojeto de engenharia para a execução da obra de drenagem profunda na Avenida 1 do La Belle. “É uma obra de custos muito elevados e que o município de Paço do Lumiar não tem condições financeiras de arcar sozinho”, ressalta a prefeita. “Estamos tentando junto aos governos Federal e Estadual pleitear recursos para financiar o projeto em parceria”, acentua Paula Azevedo.
Na semana passada, a prefeita Paula Azevedo e o secretário municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Walburg Neto, reuniram-se com o secretário estadual de Infraestrutura, Aparício Bandeira, para discutir a retomada e o planejamento de novas obras a serem executadas pelo governo do Estado no município.
“Aproveitamos a reunião para entregar oficialmente ao titular da SINFRA o pedido para o governo do Estado nos ajudar, entre tantas necessidades, a fazer as obras de drenagem no La Belle, com ênfase na Avenida 1”, destaca a prefeita Paula Azevedo. “Em resposta, o engenheiro e secretário Aparício nos garantiu que o governo Carlos Brandão irá concluir o projeto iniciado pelas equipes técnicas de Paço, e ajudar o município a executar a obra”, concluiu a prefeita.