Início Sem categoria Penha homenageia personalidades com a Medalha Simão Estácio da Silveira

Penha homenageia personalidades com a Medalha Simão Estácio da Silveira

Cento e onze autoridades, servidores públicos, lideranças políticas e profissionais de diversas categorias receberam a Medalha Simão Estácio da Silveira, em solenidade realizada na noite de quarta-feira (17), no Palazzo Eventos.

No evento, o vereador Raimundo Penha (PDT) homenageou cinco personalidades com a mais alta horaria concedida pela Câmara de São Luís, em reconhecimento por suas contribuições para o desenvolvimento da capital maranhense.

“Encerramos um ano de trabalho reconhecendo quem também muito contribuiu, em suas áreas de atuação, para que São Luís conquistasse avanços. Nossas indicações foram aprovadas pelo plenário da Câmara e hoje temos a felicidade de entregar a Medalha Simão Estácio da Silveira a cinco cidadãos cujas trajetórias merecem ser reconhecidas”, justificou Raimundo Penha.

Um dos homenageados por Raimundo Penha foi o ator, diretor teatral, produtor cultural César Boaes, atual diretor do Teatro Arthur Azevedo, com quatro décadas de carreira dedicadas às artes cênicas no Maranhão. Como diretor e dramaturgo, assina um de seus maiores sucessos: a comédia “Pão com Ovo”, que há treze anos mantém-se em cartaz, com temporadas de grande público em cinco teatros do Rio de Janeiro, três em São Paulo e mesmo em Portugal.

Paralelamente à sua atuação em cena, dedicou-se à formação de novas gerações, lecionando teatro na Fundação Nice Lobão, no projeto “Capacitação Solidária” e no “Viva em Cena” da Fundação Roberto Marinho, no Teatro Arthur Azevedo, casa onde hoje aplica seu vasto conhecimento e amor pelo teatro para administrar e revitalizar um dos mais preciosos patrimônios culturais do Estado.

O fisioterapeuta Wellington Mark Pontes Costa também foi homenageado por Penha. O sargento Mark Pontes começou sua trajetória no Batalhão de Emergências Médicas do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, onde por 17 anos dedicou-se integralmente aos atendimentos pré-hospitalares, atuando na prevenção e no socorro a vítimas de trauma, emergências clínicas e afogamentos. Agora no Centro de Reabilitação Funcional, atua na assistência a militares da ativa, contribuindo para a preservação da saúde do efetivo e a redução de afastamentos, um ganho inestimável para a operacionalidade da instituição.

A missão de promover justiça social e garantir acesso a direitos a quem mais precisa trouxe o pernambucano Gabriel Furtado ao Maranhão, outro homenageado por Penha com a Medalha Simão Estácio da Silveira. O caminho até o posto máximo de defensor-geral da Defensoria Pública do Maranhão foi de muito trabalho, além de coragem e determinação. Na sua trajetória, destaca-se o lançamento do Plano Institucional de Erradicação do Sub-Registro, a expansão da DPE/MA, e a Carreta dos Direitos, que já realizou mais de 64 mil atendimentos em 3 anos atuação.

O atual comandante do 44° Batalhão da PMMA, Alexsandro Ramalho, foi outro indicado por Penha para receber a homenagem. Por 11 anos, foi coordenador do Centro de Equoterapia da PMMA, um espaço de acolhimento e superação que utiliza a terapia com cavalos para ajudar pessoas com deficiência. Além disso, atua como voluntário da Associação Maranhense de Equoterapia, reforçando seu compromisso com o bem-estar e a inclusão.

O coordenador de Trânsito da SMTT, Diogo Alexandre Freitas dos Santos, lidera e gerencia uma grande equipe operacional com responsabilidade e profissionalismo, guiando a categoria na busca por conquistas profissionais e na aplicação de um conhecimento cada vez mais qualificado no exercício diário de suas funções. Por seu compromisso em contribuir para a construção de um trânsito mais humano e seguro na cidade de São Luís, também foi indicado por Penha para receber a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal.

Artigo anteriorPrefeito Fred Campos inicia Mutirão Fila Zero para ampliar atendimentos na saúde
Próximo artigoAlema aprova Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2026

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui