Início Sem categoria Justiça cancela congresso de CTB paralela no Maranhão

Justiça cancela congresso de CTB paralela no Maranhão

A 2ª Vara da Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região cancelou a realização do congresso para fundação da Nova CTB Maranhão (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) previsto para ser realizado nesta sexta-feira e sábado (28 e 29 de novembro).

A decisão judicial chegou a poucas horas da abertura do evento e impõe multa de R$ 10 mil por dia de descumprimento. Nos argumentos que embasaram a decisão, estão: descumprimento dos Estatutos da CTB-Nacional, publicação de edital em prazo inferior a 30 dias e a divulgação do congresso somente a quatro dias do evento.

A articulação do atual congresso tem como base alguns sindicatos, que pretendiam ocupar os principais cargos da entidade. Como não atingiram esse objetivo, boicotaram o 4º Congresso da CTB-MA e articularam apoio de membros da direção nacional da Central para fundar outra entidade no estado.

O Congresso da CTB-MA foi realizado em junho deste ano, reunindo 154 delegados e delegadas, de 42 sindicatos de todas as regiões do estado. A presença feminina chegou a 52%. Houve participação de 19,5% de trabalhadores rurais e 25,7% de pescadores. Na abertura do 4º Congresso, estiveram presentes MST, Fetaema, representantes de todas as centrais sindicais existentes no estado, da superintendência Regional do Trabalho e Emprego e da secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária, entre outras.

O Congresso elegeu nova direção e definiu um plano de luta para os próximos dois anos. A luta contra a escala 6X1 (redução da jornada de trabalho sem redução de salários) será uma das principais bandeiras, além da busca da unidade do movimento sindical para defender a democracia e participar do processo eleitoral do próximo ano, com o objetivo de eleger parlamentares progressistas comprometidos com a agenda classista.

O metalúrgico Joel Nascimento foi reconduzido à presidência da CTB-MA. Para primeiro vice foi eleito Eduardo Palhares, do Sindicato dos Servidores Municipais de Imperatriz. Para secretaria geral, foi eleito Fernando Furtado, da Federação de Pescadores do Maranhão. A secretaria de finanças será conduzida pela professora Hildinete Rocha.

Dentre sindicatos e federações destacam-se: SINTECT/MA, SINTEMA, SEEAC, STEEI, SINSPMI, SINVISB, SINVITUR, STTREMA, SINTASCE, SINSERMUS, SINPROSEMPS, SINSERPIM, FESPEMA, STTRs de Zé Doca, Santa Inês, Urbano Santos, Cedral, São Luís, dentre outras.

Artigo anteriorAndré Campos irá para AGEM e suplente assumirá na Câmara de São Luís
Próximo artigoCasa do Trabalhador e Viva Procon são inaugurados em Paço do Lumiar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui