O prefeito reeleito do município de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro (PSDB), foi detido em uma policial instalada no município de Confresa, no Mato Grosso, nesta última quarta-feira, 12.
Ele e outras três pessoas, cujos nomes não foram informados, foram flagrados em uma caminhonete transportando sacos com minério e fragmentos de ouro supostamente extraídos de forma ilegal.
Os ocupantes apresentaram versões contraditórias ao afirmarem que vinham de uma área de garimpo no município de Paranaíta, também no Mato Grosso.
Durante a vistoria, foram encontrados sacos com material terroso semelhante a minério e fragmentos amarelados aparentando ser ouro. Um detector de metais confirmou a presença de substâncias minerais de valor.
No veículo também foram apreendidos GPS de alta precisão, rádios comunicadores, celulares, agendas com anotações de atividades garimpeiras, notas fiscais e invólucros metálicos.
Entre os materiais, havia documentos e listas escritas em idioma indígena, o que levantou suspeitas de atuação do grupo em área de reserva.
Todo material apreendido foi encaminhado para análise em laboratório em Cuiabá.
Em 2021, quando exercia seu primeiro mandato, Júnior Garimpeiro foi preso pela Polícia Federal e recolhido ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, na zona rural de São Luís, acusado de desmatar mais de mais de 60 mil hectares de mata nativa na região para abertura de garimpos ilegais de ouro, com uso de substâncias tóxicas.










