O deputado federal e presidente do PC do B no Maranhão, Márcio Jerry, voltou a negar, na noite de ontem, que o seu partido tenha se passado para o campo da oposição devido ao fato de ter formalizado um Bloco Parlamentar na Assembleia Legislativa com o Solidariedade, cujos representantes, os deputados estaduais Fernando Braide e Othelino Neto, são contrários à gestão do governador Carlos Brandão (PSB).
Ao comentar uma notícia sobre o assunto, em um grupo de mensagens formado, na sua maioria, por profissionais da comunicação, Jerry disse que o PC do B não faz oposição alguma ao governo Brandão; repetiu que a junção com o SDD tratou-se de um movimento para ocupação de espaços internos na Alema; e repassou uma informação que, até então, não havia tratado publicamente: de que a sigla, antes de juntar-se ao partido de Braide e Neto, tentou formar o colegiado com o Podemos, dos deputados estaduais Júnior Cascaria e Leandro Bello, não tendo obtido sucesso.
“PCdoB até o momento não faz oposição alguma ao governo Brandão. E o bloco, como eu já disse e repeti à exaustão, não é de oposição, mas apenas um arranjo partidário no âmbito do legislativo para ocupação de espaços na casa. A primeira tentativa de bloco, inclusive, foi com o Podemos, que não aceitou, restando a possibilidade com o Solidariedade”, informou.
Em entrevista ao editor do Blog, nesta última segunda-feira, durante a reabertura dos trabalhos da Assembleia, o deputado estadual Rodrigo Lago (PC do B), escolhido líder do referido Bloco, reforçou a tese lançada por Jerry afirmando que o PC do B aliou-se ao Solidariedade objetivando galgar espaços nas Comissões Temáticas da Casa, por exemplo.
Disse que os integrantes do Bloco terão independência para participar das votações seguindo os seus próprios entendimentos, acompanhando, ou não, o Governo, desde que não haja consenso.
“Quando não houver consenso sobre determinado assunto ou matéria, a base estará liberada para votar de acordo com o entendimento de cada integrante do Bloco”, comentou.
Lago lamentou o fato da deputada estadual Ana do Gás ter anunciado sua disposição de deixar os quadros do PC do B.
Ela é aliada do Palácio dos Leões e foi voto vencido na discussão interna que resultou na aliança entre a legenda e o SDD.
Sobre o assunto, vale relembrar, Márcio Jerry informou desconhecer o pedido da parlamentar.
Leia também:
Presidente do PT critica comunismo por formação de bloco oposicionista na Assembleia