Dezesseis dos 19 vereadores de Paço do Lumiar declararam, nesta sexta-feira (02), apoio a pré-candidatura do presidente da Câmara, Jorge Maru (Republicanos) para prefeitura luminense em 2024.
A manifestação pública ocorreu durante um almoço no Restaurante Mandacaru, na capital maranhense. Na pauta do encontro, que será encaminhada à prefeita Paula Azevedo, o grupo destaca o perfil conciliador do chefe do Legislativo para concorrer, com favoritismo, o comando administrativo da cidade.
Nas declarações públicas, os parlamentares falaram que Maru liderou o grupo de vereadores no engajamento da vitória governista na Casa e, apesar de eventuais conflitos internos, logo conseguiu a pacificação da maioria dos colegas de plenário em apoio ao governo da prefeita Paula.
Apenas Fernando Feitosa (Avante) não manifestou apoio, mas destacou o presidente da Casa seria um adversário de respeito. Mary do Mojó (PL) e Prof. Fábio Henrique (Avante) não compareceram ao encontro e ainda não se manifestaram sobre o assunto.
O almoço contou com presença dos vereadores Miau Oliveira (Patriota), Drielle da Pindoba (Republicanos), Rafael Neves (PL), Orlete Mafra (PcdoB), Bianca Mendes (PL), Fernando Muniz (PP), Inácio Ferreira (PTB) e Major Roberto (Patriota).
Mauro Multibancos (PMB), Ana Lúcia (PSD), Vanusa Nunes (PcdoB), Fernandinho (Avante), Paulo Henrique (Avante), Alexsandra Garcia (REDE) e Wellington Sousa (PSB) também foram favoráveis ao nome de Jorge Marú (Republicanos), na disputa majoritária do grupo governista.
Os parlamentares que participaram do almoço são filiados a pelo menos dez partidos políticos com atuação no município. São eles: Rede, PSD, PCdoB, PMB, Avante, PL, PTB, Patriota, Republicanos e PSB, partido do governador Carlos Brandão e do ministro Flávio Dino.
O que dizem os vereadores?
No encontro, vários vereadores se manifestaram sobre a decisão de apoiar o presidente da Câmara na disputa pela prefeitura no ano que vem.
“Precisamos apoiar um dos nossos”, disse a vereadora Alexsandra sobre a pré-candidatura de Maru.
“Temos que assumir o protagonista”, frisou Miau Oliveira. “A política começa em casa”, completou Inácio.
“Hoje não vejo um nome mais forte dentro do município do que o seu presidente”, garantiu Rafael.
“A pior sensação hoje é olhar para uma Câmara e dizer que não tem força, não podemos nos olhar mais de qualquer jeito”, completou Major Roberto.
“Eu não tenho dívida da capacidade politica, meu Presidente”, concluiu Paulo Henrique.